REJEIÇÃO?

Por: Julio Correia | 15 de novembro de 2016

Será que muitos que estão se sentindo abandonados pelo mercado, excluídos, rejeitados não se encontram na hora de iniciarem novos ciclos em suas vidas? Por que será que a grande maioria acredita que trabalhar em uma empresa e para os outros sempre será a melhor e talvez única solução?

Ahhhh mas os outros caminhos não são fáceis. E por acaso se manter em uma empresa tradicional tem sido fácil?

Conheço diversos profissionais que estão gradativamente se afastando da forma tradicional de trabalhar. Outros tanto, que mesmo empregados, sonham com atividades diferentes. As pessoas estão saturadas. A grande maioria suporta, porque possuem contas a pagar todo final de mês. Mas não significa que estejam felizes com a vida que estão levando.

Por que será?

  • Rotina stressante e repetitiva (mesmice diária)
  • Gestores fracos e pouco estimuladores de gente
  • Lideranças mais parecidas com capatazes do que com líderes (assédio moral)
  • Empresas repletas de sociopatas e psicopatas

Muitos, na verdade, que se dizem felizes, sentem-se aliviados por não estarem em situação similar a milhares. No fundo morrem de medo de estarem na lista das próximas vítimas. O ego aqui fala mais forte, não deixando a pessoa reconhecer e manifestar a realidade.

Viver com medo, apavorado, angustiado, agitado, em sobressalto 24 hrs por dia não tem nada de positivo para sua saúde física, mental e espiritual. O que adianta estar empregado e doente, vivendo a base de Rivotril, remédios para controle da pressão alta, do humor, etc, etc, etc?

A situação no país está gerando uma paranoia generalizada que está paralisando milhares. Novamente, o PAVOR DA REJEIÇÃO, do ABANDONO, do ESQUECIMENTO, da pobreza. Já observei pessoas declarando que o próximo passo é ir morar debaixo da ponte. Um absurdo pensar assim. É estar simplesmente desistindo de viver.

A grande maioria, primeiramente, abandona a si mesmo através de escolhas inadequadas em sua vida. Pensamentos errados e negativos nos empurram cada vez mais para o abismo, pois ficamos cegos, não conseguimos enxergar a realidade a nossa frente.

Existe muita gente fraca e inadequada no mercado, cujos gestores lhe intitulam de bons, logicamente, por estarem alinhados com seus interesses pessoais. Geram muita queima de energia, perda de tempo e tumulto. Vejam abaixo atitudes desses mesmos profissionais extraídos de um caso prático vivenciado por mim este ano:

  • ‘Isso não vai dar certo, já estou vendo’
  • ‘Assim não vai funcionar, porque é feito desta maneira hoje’
  • ‘Quem vai assumir a responsabilidade se der errado?’
  • ‘Quem vai aprovar? Não vou assumir isso não’
  • ‘Não vou fazer desta forma, porque sempre fiz assim até hoje e se der errado a culpa vai ser minha’

Frases que anotei durante várias reuniões este ano vindas de profissionais que são tidos como bons, de confiança da empresa.

Pessoas que vivem na contra-mão da modernidade dos processos e são tidos como bons. Imagina então seus líderes como são. Não preciso comentar.

Por que estou dando este exemplo? Para mostrar para você que é bom profissional e está se sentindo um lixo, por estar desempregado, que o PROBLEMA NÃO ESTÁ COM VOCÊ necessariamente. Em muitos e muitos lugares prefere-se contratar gente despreparada. Sabemos os por quês.

Eu sinto pena dessas pessoas que estão sendo iludidas, vivendo fantasias de se acharem boas por estarem empregadas. Mas sofrerão muito quando a realidade vier. Porque uma hora ela chega, não tenha dúvida disso. O mercado precisa de gente boa, senão entra em colapso uma hora.

Lamentavelmente, os muitos empregados que criticam hoje desempregados poderão estar em situação inversa em um curto espaço de tempo.

Sabe por quê? Porque os que podem estão buscando de alguma forma descansar, estudar, se aperfeiçoar, observar, desenvolver novas habilidades e network, enquanto quem está empregado, muitas vezes, está simplesmente perdendo o seu tempo, com atividades enfadonhas, por conta de uma esmola ao final do mês. Uma realidade nua e crua. Papo Reto.

Então para que sentir-se rejeitado feito cachorro vira lata abandonado?

Busque Ânimo. Caminhe diariamente. Busque alguma atividade diferente que lhe traga prazer e ocupe a sua mente. Exercite-se.

A vida é bela, muita curta, para ficarmos sofrendo com fracos defuntos.

E lembre-se: ninguém está dizendo que é fácil. Estamos sim dizendo, que mais difícil ficará na inércia do desânimo e do medo de tentar.

Felicidade a todos.

 

 

Deixe um comentário!