AÇÃO!!! MOVA-SE!!! Corra Atrás dos Seus Sonhos!

Por: Julio Correia Neto | 14 de julho de 2015

Você corre atrás dos seus sonhos? Você tem consciência do seu propósito de vida? Ou fica, na maioria das vezes, escondido atrás da cortina do medo, da preguiça, do conformismo, da apatia? Você acredita que os sonhos virão até você por acaso, por sorte, por destino? Como funciona a sua mente, seu pensamento? Muito tagarela? É impulsionador de coisas boas ou gerador de sentimentos negativos que paralisam? Você é uma pessoa de ação, pró-ativa, ou se acovarda, tem receio de colocar à ‘cara a tapa’, se esconde atrás de sua personalidade moldada à vontade de terceiros?

Alguns comportamentos ditam o sucesso que uma determinada pessoa alcança: coragem, disposição para arriscar (logicamente de forma planejada e com pés no chão), pensamentos positivos, pró-ativa, inconformada com os padrões pré-estabelecidos pela sociedade e pelo sistema tais como vender o seu tempo em troca de um salário ao final do mês, passar mais de 30 anos de sua vida nessa rotina para então poder aproveitar, quem sabe, a vida (a falida aposentaria do INSS) ou ficar outros 30 anos pagando pelo sonho da casa própria.

Já pararam para pensar que o emprego formal está caminhando para o fim? Que a rápida evolução das tecnologias na forma de robôs e softwares está a cada dia mais colocando em risca a sistemática atual? Já está se falando em Inteligência Artificial e na implantação de microchips nos seres humanos e em suas mentes e você ainda está procurando emprego para sobreviver?

Estes robôs e softwares, com o tempo, ficarão bem mais baratos do que manter mão de obra/folha de pagamento. Trabalham 24 horas por dia. Não fazem greve. Não reclamam. Possuem baixíssimo nível de erro e alta produtividade. Não sou totalmente a favor disso, não pensem isso, pois acredito que poderemos estar caminhando para o limiar de uma verdadeira extinção da raça humana pelo próprio homem. Mas, enquanto isso, você deixará ser tratado como gado a caminho do matadouro, deixando de realizar seus sonhos, ter mais tempo para a sua família e para você, ter melhores condições financeiras de vida em troca de uma suposta segurança?

Logicamente, tudo é uma questão de escolha: você prefere SEGURANÇA ou LIBERDADE? Você prefere gastar seu tempo e sua energia planejando como tirar seus sonhos do papel e torná-los realidade ou ficar procrastinando sobre a vida, sobre o governo, sobre seu chefe, etc, etc, etc. Mas ai você diz para mim: não é fácil com o salário que eu ganho. Tudo bem. E se você ficasse desempregado?

Ai você me responde: eu me viraria. Então, porque você não dá atenção aos seus sonhos e busca acontecer de verdade? Sem justificativas. Dar um salto de qualidade em sua vida? Enquanto muitos hoje ficam reclamando da situação econômica e política caótica do Brasil, existem tantos outros que estão enxergando oportunidades de mudar de vida. Tudo é questão de ponto de vista, de visão.

Você acredita que ficar reclamando por si só, SEM AÇÃO EFETIVA, vai mudar o curso de sua vida na atual conjuntura? Ou seria melhor aproveitar com paciência e consciência estruturar um plano de ação para os seus sonhos e AGIR? Não paralise sua vida por fatores externos. Muita mediocridade é passada para a gente ao longo da vida. Coloque esta energia vital existente em cada um de nós para jogar a seu favor.

Não existe rico totalmente feliz ou pobre totalmente infeliz. Isso é crença. Não tão somente existem ricos de sucesso e pobres fracassados. Existem sim pessoas ricas fracassadas e que fracassam e pobres que tem sucesso e fazem sucesso. Tudo depende do ponto de vista e do propósito de vida de cada um de nós.

Tenha ATITUDE. Dinheiro por si só não traz felicidade. Dinheiro é MEIO e não FIM. É muito triste ver milhares de brasileiros tratados como rebanho nos meios de transporte diariamente (trens, metrôs, como sardinhas enlatadas nos ônibus), assassinando sua esperança, sua vontade de viver. Quantos e quantos talentos são jogados literalmente no lixo. Cabe, portanto, a nós, pessoas do bem, lutarmos contra isso. Nos unirmos, por menor que seja a contribuição, estimulando TODOS a buscarem viver a vida que merecem ter. Contribuir com ideias e inovações. Com muito trabalho. Mas trabalho dignificante e não desmoralizante.

Fica aqui uma experiência que vivencie, durante um evento motivacional para o chão de fábrica de uma empresa no qual um dos colaboradores me disse: ‘nós gostaríamos de ser ouvidos, de sermos respeitados; queremos poder colaborar para o crescimento da empresa com ideias, com sugestões; a empresa crescendo, nós cresceremos também’.

Quão motivante é para um profissional como este saber que contribuiu para o crescimento da organização que ele trabalha, mais do que como a força de trabalho, mas com a força mental, criativa. Mas, infelizmente, a arrogância dos gestores engravatados e diplomados não permite, na grande maioria das vezes, a um sentimento humilde de saber ouvir, de saber estar próximo de todos, independentemente da posição que ocupa. Muitos dos problemas existentes em uma organização, por exemplo, simplesmente, não existiriam se a comunicação clara e transparente e o respeito acontecessem.

Tudo passa por uma questão de gestão, de exemplo, de senso humano. O mesmo com a sua vida. E você: tem a gestão da sua vida, dos seus sonhos ou vive escravizado pela inércia do conformismo e da vitimização? Acorde, todos nós somos capazes. A sorte e o sucesso somente acompanham a quem tem o coração e a mente limpa de propósitos verdadeiros.

Pense bem nisso, SEMPRE. E FAÇA ACONTECER.

Deixe um comentário!